Home Novidades Androide Windows Linux Apple Jogos Hackers

domingo, 7 de julho de 2013

Windows 8 :novidades do Windows 8.1

Na quarta-feira (26), a Microsoft liberou em sua conferência anual de desenvolvedores a versão Windows 8.1 Preview de seu sistema operacional, também apelidado de Windows Blue. A previsão é de que a versão final esteja disponível gratuitamente até o final desse ano. Entre os destaques está presente justamente um dos recursos de usabilidade mais característicos do Windows e que havia sido removido, o botão ‘Iniciar’ ou ‘Start’.
A ausência do botão ‘Iniciar’ está entre as queixas mais frequentes da maioria dos usuários do sistema operacional. Inclusive pode ter contribuído para a pouca adesão da versão mais recente do Windows.
Nessa coluna serão apresentadas as principais modificações entre a versão estável e a sua sucessora. Vale salientar que a versão 8.1 do Windows é destinada para avaliação e por isso se o leitor resolver realizar a atualização, é preciso levar em consideração possíveis instabilidades do sistema.
Instalando a atualização
O download da atualização é gratuito e está disponível para os usuários que já tiverem o Windows 8 instalado em seus computadores. O instalador é distribuído através de uma atualização disponível nessa página. Em seguida, o leitor será redirecionado para a Windows Store e então poderá realizar o download da versão 8.1 do Windows. O processo de atualização é simples, mas pode ser que ocorra alguma falha no download. Nesse caso basta repedir o procedimento até que o download seja iniciado. Nos testes realizados pela Coluna Tira-dúvidas de Tecnologia do  G1, foram necessárias três tentativas para que fosse possível baixar a instalação. Um outro aspecto que é preciso considerar: o instalador foi incompatível com a virtualização do sistema operacional.
Melhorias na usabilidade
O desempenho do Windows 8 manteve-se satisfatório, e combinado com as melhorias na usabilidade do sistema operacional. A experiência de uso também é um destaque, além do botão “Iniciar”. Na nova versão, houve um reposicionamento dos itens de menu mais relevantes.
Mais personalizável
O sistema está mais fácil de customizar e com mais opções de personalização. Agora é possível agrupar os blocos e classificá-los conforme for conveniente. O ajuste de tamanho ficou muito semelhante ao do Windows Phone. Será possível definir que durante a inicialização o sistema operacional seja iniciado com a versão tradicional do desktop.
Personalizar
O sistema oferece opções adicionais de personalização. (Foto/ Reprodução)
O botão “Iniciar”
O tão solicitado botão “Iniciar” voltou, mas isso não significa que ao clicar sobre ele será exibido o tradicional menu vertical. Nessa versão o botão permanece oculto, para exibi-lo basta passar o cursor do mouse sobre o canto esquerdo inferior da tela. O comportamento obtido com o uso desse recurso é a alternância entre o desktop tradicional e “Metro”.
O botão "Iniciar" está de volta. (Foto: Reprodução)
A busca ficou mais eficiente
Antes era possível apenas realizar uma busca local em arquivos e programas. Na nova versão, o usuário poderá escolher entre as opções “Todos os lugares”, “Configurações”, “Arquivos”, “Imagens na Web”, Vídeos na Web” ou em todas as possibilidades. Para tornar a busca mais eficiente, todos os arquivos pessoais armazenados localmente ou no SkyDrive serão indexados automaticamente pelo sistema.
Busca
A busca ficou mais abrangente no Windows 8.1. (Foto/ Reprodução)
SkyDrive nativo
O serviço de armazenamento de arquivos da Microsoft na nuvem não é novidade, agora é possível acessá-lo e gerenciá-lo sem que seja preciso instalar qualquer outro programa. A vantagem é o ‘HD virtual’ passa a ser apenas mais uma funcionalidade, sem que seja preciso se preocupar com configurações adicionais.
SkyDrive
O gerenciamento do SkyDrive pode ser feito sem que seja preciso instalar um programa adicional. (Foto: Reprodução)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário